BIOGRAFIA
CURRÍCULO
1920 - Nadir Afonso Rodrigues nasce em Chaves em 4 de Dezembro, filho de Artur Maria Afonso e de Palmira Rodrigues.
1924 - Pinta com tinta encarnado um círculo perfeito na parede da sala de casa.
1934 - Primeiros trabalhos a óleo.
1947 - Le Corbusier concede-lhe as manhãs para pintar sem descontar no ordenado. Inicia o seu período Barroco. Serviu-se durante algum tempo do atelier de Fernand Léger.
1948 - Defende tese na cidade do Porto — «A Arquitectura não é uma Arte» — com um projecto executado em Paris sob a orientação de Le Corbusier. Inicia o período egípcio.
1949 - Trabalha na Normandia na reconstrução de cidades destruídas pela guerra. Período egípcio. Exposição na Galeria Fantasia Porto
1950 - Volta a colaborar com Le Corbusier.
1951 - Parte para o Brasil, onde inicia colaboração com Óscar Niemeyer designadamente no projecto do IV Centenário da Cidade de S. Paulo.
1954 - Regressa a Paris onde retoma contacto com os artistas orientados na procura cinética e desenvolve os seus estudos que denomina de «Espacillimité». Intercala períodos em que trabalha na arquitectura com períodos que se dedica exclusivamente à pintura.
1956 - Exposição na galeria Denise René, Paris. Investigação estética na Universidade de Paris.
1957 - Exposição na galeria Denise René, Paris.
1938 - Com 17 anos, ganha o 2º prémio do concurso «Qual o mais belo trecho da paisagem portuguesa?». Matricula-se em Arquitectura na Escola de Belas-Artes do Porto.
1940 - Realiza as primeiras exposições como aluno da Escola de Belas-Artes participando em todas as exposições do Grupo dos Independentes até 1946.
1943 - O fenómeno da óptica que sempre o apaixonou revela-se e redige os primeiros estudos.
1944 - A sua participação na 9ª Exposição de Arte Moderna em Lisboa (SNI) entusiasma a crítica. Período surrealista.
1945 - Participa numa missão estética em Évora sob orientação de Mestre Dordio Gomes. Com apenas 24 anos de idade, a obra «A Ribeira» de Nadir Afonso dá entrada no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa. Período irisado
1946 - Parte para Paris. Matricula-se na Écoles des Beaux-arts de Paris. Por intermédio de Portinari, obtém uma bolsa de estudo de governo francês. Começa a sua colaboração com Le Corbusier.
1958 - Exposição no Salon des Réalités Nouvelles, Paris. Publica «La sensibilité Plastique», Presses du Temps Présent, Paris.
1959 - Exposição na Maison des Beaux-arts, Paris. Exposição Galeria Divulgação, Porto. Realiza para Candilis os planos de Bagnols-sur-Ceze, cidade relacionada com o centro atómico de Marcoule e Balata, na Martinica.
1961 - Trabalha na Arquitectura em Chaves e Coimbra. Exposição no SNI, Lisboa.
1963 - Exposição na Escola de Belas-Artes do Porto. Representa Portugal na Bienal de S. Paulo.
1965 - Para Candilis realiza os plano de Agadir. Nadir Afonso abandona definitivamente a Arquitectura e consciente da sua inadaptação social e da sua dificuldade de integração no meio artístico português refugia-se pouco a pouco num grande isolamento para se consagrar inteiramente à criação da sua obra.
1966 - Exposição na Cooperativa Árvore no Porto.
1967 - Prémio Nacional de Pintura.
1968 - Exposição no SNI Lisboa. Bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris. Fernando Guedes publica «Nadir Afonso». Verbo, Lisboa.
1969 - Prémio Amadeo Souza-Cardoso. Representa Portugal na Bienal de S. Paulo.
Clique aqui para ver a exposição deste artista na Galeria AP’ARTE.
2010 AP'ARTE galeria de arte contemporânea  |  Todos os direitos reservados
PT
EN